Curso Técnico em Química

Descrição do Curso

O curso Técnico em Química visa formar profissionais com as bases conceituais dos processos de análises químicas bem como conduzir e controlar operações e processos industriais, trabalhos técnicos, reparos e manutenção.

Poderá atuar em indústrias químicas e alimentícias, laboratórios de análises químicas, serviços de tratamento de água, esgoto e resíduos e até na área ambiental.
A escola propõe alcançar a formação de técnicos dinâmicos, líderes e também empreendedores, que se tornem aptos a atuar com qualidade e competência no mercado de trabalho como colaborador em uma empresa ou indústria.

Os conteúdos programáticos garantem através das dinâmicas pedagógicas estimular e propiciar acesso e participação no processo educativo, a todos os alunos, desenvolvendo competências que valorizem a sua experiência e conhecimentos prévios, permitindo o crescimento pessoal e profissional.

Contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento da autonomia proporcionando ao futuro técnico profissional a possibilidade de saber ser, saber conviver, saber fazer e saber conhecer e explorar suas aptidões e vocações, tendo como parâmetro o respeito às individualidades.

Competências profissionais gerais do TÉCNICO EM QUÍMICA:

O Técnico em Química terá competências e habilidades para, sob supervisão e orientação do Engenheiro Químico colaborar nos processos de desenvolvimento de métodos e produtos, realizar padronização e controle de qualidade, proceder a ensaios físico-químicos, biológicos e toxicológicos e efetuar a produção e o tratamento de produtos e resíduos.

O profissional Técnico em Química deverá estar tecnicamente capacitado a desenvolver habilidades e ter competências específicas, a saber:

  • Utilizar metodologia que propicie a capacidade para desenvolver problemas novos, comunicar ideias, tomar decisões, ter iniciativa, ser criativo, ter autonomia intelectual e colocar em prática as regras de convivência democrática;
  • Exercer a atividade profissional utilizando a biossegurança e a consciência prevencionista em todas as ações, identificando causas, efeitos e consequências dos perigos e riscos de acidentes;
  • Conhecer e aplicar a legislação profissional, bem como, agir com ética e manter um relacionamento interpessoal e/ou empreendedor no trabalho;
  • Usar adequadamente a língua portuguesa na elaboração de documentos, relatórios e outros textos específicos da área;
  • Identificar as características básicas de atividades produtivas que impactam o meio ambiente: geração de resíduos sólidos, efluentes líquidos e emissões atmosféricas;
  • Identificar e analisar técnicas de amostragem e manuseio de amostras de matérias primas, reagentes inorgânicos, produtos e utilidades dos mesmos;
  • Compreender noções de matéria-prima, da indústria ao processamento;
  • Descrever, executar e possuir capacidade de conduzir análises microbiológicas utilizando as principais metodologias de rotina empregadas em um laboratório de microbiologia;
  • Construir conceitos para compreensão dos fenômenos químicos e físico-químicos naturais ou provocados;
  • Compreender as reações de oxidações em álcoois, aldeídos e ácidos carboxílicos;
  • Saber usar o álcool e o açúcar como matéria prima para a fabricação de outros produtos: polímeros, biodiesel e materiais biodegradáveis;
  • Caracterizar o petróleo quanto às propriedades químicas;
  • Aplicar química orgânica ao desenvolvimento de produtos cosméticos e formas cosméticas;
  • Identificar as propriedades físico-químicas dos metais ferrosos e não ferrosos;
  • Conhecer os tipos de solução e descrever por meio de linguagem química adequada, soluto, solvente e fases de um sistema;
  • Atuar no processamento e conservação das matérias-primas, produtos e subprodutos da indústria alimentícia e de bebidas;
  • Familiarizar o aluno na linguagem da rotina de laboratório de análises;
  • Utilizar metodologias de manejos de laboratórios e executar técnicas básicas de laboratórios;
  • Compreender os aspectos quantitativos relacionados a variação de energia em uma transformação química;
  • Identificar as interfaces dos processos industriais na cadeia de produção de papel;
  • Realizar cálculos químicos sobre cinética química, representando a equação de velocidades de uma transformação em função da quantidade de materiais envolvidos, interpretando matemática e graficamente os fatores que nela influenciam;
  • Identificar os tipos de corrosão e seus mecanismos; bem como conhecer os aditivos químicos;
  • Identificar adequadamente técnicas de amostragem, preparo e manuseio de amostras;
  • Ler, interpretar e compreender textos técnico-científicos, aplicando a escrita correta e adequada na elaboração e execução de projetos práticos na sua área de atuação profissional.

MATRIZ CURRICULAR

A matriz curricular é caracterizada por um conjunto significativo de projetos e problemas reais ou simulados, que desencadeiam ações resolutivas, incluídas as de pesquisa e estudo de conteúdos ou de bases tecnológicas, reunidas em disciplinas e atividades do mundo produtivo, que podem ser cursadas de forma não sequencial, desde que garantam sua interdisciplinaridade e que não possuam pré requisitos básicos.

MÓDULO I

  • Funções Inorgânicas e Oxigenadas – 80 horas.
  •  Análises Físico Química e Microbiológica – 80 horas.
  • Gestão e Educação Ambiental – 80 horas.
  • Soluções e Misturas Químicas – 80 horas.
  • Português Instrumental – 80 horas.

MÓDULO II

  • Biossegurança Química – 80 horas.
  •  Cinética Química – 80 horas.
  • Cálculo Químico – 80 horas.
  • Processos Industriais Químicos – 80 horas.
  • Saúde e Segurança do Trabalho – 80 horas.

MÓDULO III

  • Metrologia Química – 80 horas.
  • Técnicas de Amostragem – 80 horas.
  • Biocombustíveis – 80 horas.
  • Aditivos Químicos – 80 horas.
  • Empreendedorismo – 80 horas.

Encontre o seu curso

Não encontrou o curso que buscava?

Não Encontrou o curso que buscava?

Caso não tenha encontrado o curso, modalidade e turno que procura, nos avise para que possamos avaliar a viabilidade de oferecimento e retornar a você.

Caso não tenha encontrado o curso, modalidade e turno que procura, nos avise para que possamos avaliar a viabilidade de oferecimento e retornar a você.​

Não Encontrou o curso que buscava?

Caso não tenha encontrado o curso, modalidade e turno que procura, nos avise para que possamos avaliar a viabilidade de oferecimento e retornar a você.​

FALE E SIGA A GENTE

replica rolex forum gets to the level of art at the palace level. replica watches online just for you.