O futuro com a motorização Diesel

17 de agosto de 2016, Nenhum comentário

Por: Mário Massagardi, Sae Brasil

Quem observar atentamente os caminhões, ônibus, pick-ups e vans em trânsito nas cidades brasileiras vai observar algo de diferente do estereótipo anterior: os veículos comerciais fabricados nos últimos anos não fazem qualquer tipo de fumaça preta, o que caracterizava os veículos mais antigos e mal cuidados.

É essa a nova realidade! Podemos esquecer o passado e aproveitar agora dos benefícios deste motor. Na Europa e nos Estados Unidos, os motores de nova tecnologia são agora chamados de Clean-Diesel, justamente para identificar o novo do antigo.

No Brasil, os motores do ciclo Diesel usados em caminhões e ônibus produzidos a partir do ano 2012, assim como as pick-ups e vans, atendem à norma brasileira de emissões de gases de escape para veículos pesados, que é bastante atual e exigente.

Como resultado, as emissões de substâncias poluentes foram drasticamente reduzidas. Para que se possa sentir o que isso significa, basta saber que um único caminhão antigo emite a mesma quantidade de poluentes do que 25 caminhões novos! E isto vale também para os ônibus, as pick-ups e as vans.

Para que este resultado fosse alcançado, houve duas contribuições importantes. De um lado, os fabricantes de veículos e peças trouxeram para o Brasil produtos tecnologicamente avançados, já com injeção eletrônica, e, por outro lado, entrou no mercado o diesel S10, um combustível de baixo teor de contaminantes.

Esta combinação garante alto desempenho, economia de combustível e conformidade ambiental.

Portanto, se você vir na rua um veículo soltando fumaça preta, pode ter ser certeza: ele é velho e mal cuidado.

Para o meio ambiente e para a sociedade, seria melhor se o dono trocasse este veículo por um mais novo, já com injeção eletrônica e com outros componentes da tecnologia Clean-Diesel.

Leia na íntegra: http://www.tnpetroleo.com.br/noticia/o-futuro-com-a-motorizacao-diesel/

Compartilhe essa notícia: